Vocês ficaram noivos e, com isso, começa a contagem regressiva para a hora do sim! Como a preparação da cerimônia e a festa do
casamento têm muitos detalhes, é necessário caprichar na organização – esse é conselho da produtora de eventos
Joyce Maciel, especializada em assessoria para casamentos. Inicie os preparativos com antecedência e siga os passos indicados pela profissional para chegar ao grande dia tranquila e, assim, aproveitar todos os momentos desta data tão especial.
Data e local: muitas igrejas, templos, mesquitas e sinagogas são concorridos - alguns precisam ser reservados com até 2 anos de antecedência! Por isso, se você sonha com um casamento religioso, faça logo a reserva. E informe-se se há restrições quanto aos fornecedores de serviços. Nesse caso, você só poderá contratar os decoradores e corais autorizados a trabalhar naquela instituição. Pergunte, também, quais os documentos necessários para o casamento civil e religioso.
Lista de convidados: ela deve ser feita assim que a data for marcada. Pode parecer cedo, mas a lista é fundamental para que você possa planejar cada passo do casamento, como programar as despesas, pedir orçamentos e escolher o local da festa. Sente-se com o seu noivo e suas famílias e o número de pessoas. Essa é uma das decisões mais difíceis e, provavelmente, a lista sofrerá diversas alterações. Novos amigos serão adicionados, outros serão cortados. Contudo, não se preocupe, pois você poderá ajustar sua lista até 3 meses antes do casamento, quando deverá enviar os convites para a caligrafia.
Organize a festa: pense em você e seu noivo e imagine que tipo de festa combina com vocês. Sofisticada, realizada em um salão de festas luxuoso? Um brunch simples e aconchegante em casa? Se optarem por um salão, pesquise os locais. “Lembre-se de observar as condições dos toaletes, se há acesso para portadores de necessidades especiais, serviço de valet e se o espaço possui gerador e camareira durante o evento - para manter a limpeza dos banheiros”, alerta Joyce. Contrate a
decoração e a empresa de fotografia e filmagem. Agende visitas em doceiras, faça degustações e defina o
bolo e os doces da festa. Feche as bebidas e os bem-casados, se for servi-los. Organize uma festa inesquecível, com detalhes marcantes. Que tal um carrinho de sorvetes Kibon para surpreender e animar seus convidados? Com certeza, seu casamento vai deixar ótimas lembranças!
Músicas: tanto na cerimônia religiosa quanto na festa, as escolhas devem traduzir a personalidade e o estilo dos noivos. “Por isso, na decisão das músicas, vale o gosto de vocês. Atualmente, muitos casais substituem a valsa por um samba ou até um bolero”, comenta a produtora. Nada mais bonito que um casamento criativo e autêntico!
Convites: “Devem ser providenciados com, no mínimo, 4 meses de antecedência e, assim como a festa, precisa combinar com o estilo de vocês”, ensina Joyce. Se optarem por uma festa tradicional, escolha um modelo clássico e requintado. Mas caso prefiram uma cerimônia discreta e íntima, o convite deve acompanhar a mesma linha. Segundo Cláudia Matarazzo, autora do livro Etiqueta sem frescura, é falta de consideração usar o “vale-festa”, aquele cartãozinho que acompanha apenas alguns convites e que determina quem está ou não convidado para a festa. Se o orçamento contempla apenas cem pessoas, não chame quatrocentas para a igreja. É melhor considerar realmente quem importa. “O critério para escolher quem deve ou não ser convidado é sempre a afetividade”, ensina Cláudia.
Fonte: Portal Vital
Vou postar sempre matérias do Portal Vital,adoro as matérias e também o carinho que eles tem com os usuários,eles me mandam sempre revistas lindas e muito bem feitas,que me deixam por dentro das novidades!